Nesse artigo vamos compreender como deixar a plataforma mais segura utilizando os recurso da aba segurança localizada em configuração > segurança e privacidade.
1 - Segurança de senha
- Tamanho mínimo: defina a quantidade mínima de caracteres que devem compor a senha dos usuários.
Valor mínimo | 8 |
Valor máximo | 20 |
- Tempo de expiração: defina dentro de quantos dias a senha dos usuários irá expirar.
Valor mínimo | 0 dias |
Valor máximo | 180 dias |
Observação: O valor 0 (zero) indica que a senha não deve expirar
Ao se autenticar com uma senha expirada o usuário terá que criar uma nova senha, e só então poderá se autenticar na plataforma.
- Complexidade de senha: ao ativar, o usuário só poderá criar senhas com letras e números, sem a possibilidade de repetição, exemplo, 11, 555 e ccc. Também não será permitido sequência, exemplo, abc e 123. E a senha deve conter ao menos um caractere especial.
- Histórico de senha: irá armazenar as últimas senhas que aquele usuário utilizou, para que não seja cadastrada dentro do limite definido.
Defina no campo, quantas senhas anteriores serão armazenas.
Valor mínimo | 3 senhas |
Valor máximo | 99 senhas |
Exemplo: caso o administrador escolha o valor de 3 senhas, ao criar uma nova senha o usuário não poderá cadastrar nenhuma das últimas 3 senhas utilizadas por ele.
Ao tentar realizar o cadastro de uma senha não autorizada será exibido o seguinte pop up.
- Validar sessão por IP de origem: ao habilitar sempre que o usuário alterar o IP de origem a sessão na plataforma será finalizada, existindo a necessidade de se autenticar novamente.
Exemplo: o usuáro X iniciou o atendimento no IP 123.456.7.89, em determinado momento alterou a sua internet modificando seu IP de origem, nesse momento sua sessão na plataforma será finalizada, e o usuário precisará se autenticar novamente.
ATENÇÃO: Ao alterar a configuração do campo todos os usuários do sistema terão que se autenticar novamente.
2 - Bloqueio
- Bloqueio após tentativa: defina depois de quantas tentativas de acesso o usuário será bloqueado.
Valor mínimo | 0 |
Valor máximo | 10 |
- Intervalo de contagem: defina o tempo limite que é iniciado a partir da “primeira tentativa” para que o “número de tentativas até o bloqueio” seja zerada para este usuário.
O tempo pode ser de 1 hora, 12 horas ou 1 dia.
Exemplo: Se o administrador definir que o bloqueio deve ocorrer após 2 tentativas com um intervalo de contagem de 1 hora. No momento que o usuário fizer a primeira tentativa de acesso a contagem será iniciada.
Caso a segunda tentativa de acesso ocorra somente após 1 horas, o bloqueio não ocorrerá, visto que após 1 hora do primeiro erro de acesso, o número de tentativas para esse usuário será zerado.
- Duração do bloqueio: defina o tempo que o usuário ficará sem acesso a plataforma após atingir o limite de tentativas. O tempo pode ser de 30 minutos, 1 horas, 12 horas, 1 semana ou desbloqueio manual, onde somente o administrador autorizado poderá desbloquear o usuário.
Falaremos sobre o processo de desbloqueio do usuários no decorrer do artigo. |
- Tipo de bloqueio: escolha entre usuário, endereço de IP ou ambos.
Usuário: o login será bloqueado
Endereço de IP: o IP da rede da tentativa de login será bloqueado
Ambos: tanto o login do usuário com o IP da rede da tentativa de login serão bloqueados
- Bloqueados: ao clicar no botão "exibir" é possível visualizar uma tabela, que disponibiliza as seguintes informações em cada uma das suas colunas.
Data: data e horário do bloqueio
Descrição: nome do usuário e/ou IP bloqueado
Desbloqueio: data e horário do desbloqueio ou a palavra "indeterminado" quando a duração de bloqueio configurada for "desbloqueio manual".
Ações: a coluna de "ações" oferece duas opções, desbloquear ou fixar.
Desbloquear: consiste em desbloquear o usuário e/ou o IP
Fixar: consiste em alterar a data e hora do desbloqueio para "indeterminado", dessa forma o usuário e/ou o IP só poderão ser desbloqueados de forma manual.
3 - Controle de acesso
Ao utilizar esse recurso da plataforma é possível bloquear ou permitir que IPs acessem a plataforma.
- Modo de controle: você pode escolher entre desativado, permitir lista ou bloquear lista.
Permitir lista: apenas os IPs/Redes informados poderão acessar a plataforma. É o mesmo funcionamento de uma whitelist.
Bloquear lista: os IP/Redes informados não poderão acessar a plataforma. É o mesmo funcionamento de uma blacklist.
- Lista de Redes/IPs: informe as Redes/IPs separadas por vígulas, assim como o exemplo, 192.198.0.1/24,172.20.1.0
Insira no campo "lista de redes/IPs'' apenas IPs válidos, não é possível utilizar IP local nessa configuração. |