A integração com ISPFY para envio de notificação via WhatsApp utilizando a API do SZ.chat.
Envio de Notificações
Para enviar as notificações você deverá seguir esses três modelos:
Bloqueio
Oi {{1}}, ficamos tristes por isso, mas o contrato {{2}} foi bloqueado. O bloqueio está relacionado a fatura vencida. Caso tenha pago ou deseja solicitar o boleto basta digitar #boleto.
Boleto
Olá! Espero que esteja tudo bem. Passando para avisar que o boleto com vencimento para {{1}} no valor de R$ {{2}} referente à {{3}} se encontra disponível. Clique no link para baixar o boleto: {{4}} Atendimento - (Coloque o nome da sua empresa)
Redução
Oi {{1}}, ficamos tristes por isso, mas o contrato {{2}} teve sua velocidade reduzida. Talvez esteja relacionado ao pagamento da fatura. Para saber mais basta digitar #fatura.
1º Passo: Cadastrar os templates no sz.chat.
Antes de cadastrar os HSMs, lembrem-se:
- Caso você possua uma conta no 360dialog, não será necessário o cliente estar cadastrado no SZ.chat (O 360dialog não exige o OPT-IN). Mas é importante lembrar que para envio de notificações é sempre bom ter a certeza de que o cliente não irá bloquear ou denunciar o envio. Ou seja, é bom enviar para somente que é o titular da conta.
- Para criar o modelo de mensagem vá na sua conta do SZ.chat > Configurações > Modelo de Mensagens.
- Caso você tenha uma conta no Gupshup será exigido o cadastro do cliente no SZ.chat e deverá habilitar o OPT-IN).
- Para criar o modelo de mensagem vá na sua conta do SZ.chat > Configurações > HSM.
- O modelo para a integração é aceito somente texto. Não aceita botões.
Veja no vídeo como cadastrar os HSM ou Modelo de Mensagem.
CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO >>Integração ISPFY - Criando HSM/Modelo de Mensagem
Criar as mensagens de acordo com o conteúdo abaixo:
Envio de notificações de Boleto
Nome do template: boleto
Categoria: Resposta Automática
Idioma: Português BR
Mensagem:
Olá! Espero que esteja tudo bem. Passando para avisar que o boleto com vencimento para {{1}} no valor de R$ {{2}} referente à {{3}} se encontra disponível. Clique no link para baixar o boleto: {{4}} Atendimento - Nome da Empresa
Exemplo:
Olá! Espero que esteja tudo bem. Passando para avisar que o boleto com vencimento para {{1}} no valor de R$ {{2}} referente à {{3}} se encontra disponível. Clique no link para baixar o boleto: {{4}} Atendimento - Nome da Empresa
Envio de notificação de bloqueio
Nome do template: bloqueio
Categoria: Resposta Automática
Idioma: Português BR
Mensagem:
Oi {{1}}, ficamos tristes por isso, mas o contrato {{2}} foi bloqueado. O bloqueio está relacionado a fatura vencida. Caso tenha pago ou deseja solicitar o boleto basta digitar #boleto.
Exemplo:
Oi {{1}}, ficamos tristes por isso, mas o contrato {{2}} foi bloqueado. O bloqueio está relacionado a fatura vencida. Caso tenha pago ou deseja solicitar o boleto basta digitar #boleto.
Envio de notificação redução
Nome do template: bloqueio
Categoria: Resposta Automática
Idioma: Português BR
Mensagem:
{{1}}, ficamos tristes por isso, mas o contrato {{2}} teve sua velocidade reduzida. Talvez esteja relacionado ao pagamento da fatura. Para saber mais basta digitar #fatura.
Exemplo:
{{1}}, ficamos tristes por isso, mas o contrato {{2}} teve sua velocidade reduzida. Talvez esteja relacionado ao pagamento da fatura. Para saber mais basta digitar #fatura.
2º Passo: Listar tokens e informações.
Nesse passo iremos organizar algumas informações do SZ.CHAT que iremos utilizar no sistema ISPFY.
Veja no vídeo como listar essas informações.
CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO >>Integração ISPFY - Criando e Validando a URL
Antes de configurar as informações no ISPFY abra um navegador e execute a url abaixo. Você irá receber uma mensagem no WhatsApp.
URL para disparo de Mensagem (O método utilizado é um GET).
https://[url_do_sz_chat]/api/v4/message/send?
token= (Aqui você irá colocar o token do usuário gerado em configurações/agente/ações/copiar identificador)
&agent=(e-mail do agente)
&attendance_id=(token da equipe do agente - fica configurações/equipe/ações/copiar identificador)
&is_hsm=1 (sempre 1)
&hsm_template_name=(nome do template criado no sz - sempre minusculo, sem caracteres - veja um exemplo: atualizacao_de_atendimento)
&channel_id=(token do canal do whatsapp - para acessar vá em canais/ações/ copiar identificador)
&platform_id=5561984509941 (contato do cliente sempre com o DDI+DDD+numero)
&close_session=1
&type=text
&hsm_placeholders[0]=$nome_do_paciente
&hsm_placeholders[1]=$data_da_consulta
&hsm_placeholders[2]='link da recarga'
Sobre o close session:
Informe qual ação deve-se tomar após enviar a mensagem (default: 0).
0: A sessão continuará aberta (se o contato responder será enviada para o agente que iniciou a conversa);
1: A sessão será finalizada (se o contato responder será iniciado o fluxo);
2: A sessão será transferida para a espera quando o contato responder (transferida para o time do agente);
3ºPasso: Configurar as mensagens no ambiente o ISPFY.
Acesse o seu ambiente ISPFY. No menu superior vá em Sistema > Mensagem.
Veja no vídeo como realizar as configurações.
CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO >>Integração ISPFY - Configurando o ISPFY
Perguntas e Respostas
Caso necessite de ajuda ou alguém para orientar nas configurações, como devo proceder?
Resposta: Caso necessite de ajuda para criar o HSM ou Modelo de Mensagem, o time de suporte da Fortics Irá orientar. Caso necessite configurar o ISPFY entre em contato com o time de suporte deles.
Posso criar outros modelos de mensagens?
Resposta: Sim, é possível. Porém, sempre se atende que você terá que criar um novo plugin e gateway no ISPFY. Nesse caso, solicite uma consultoria para o time de suporte do ISPFY.
Não entendo de configurações e gostaria que um (a) consultor (a) do time da Fortics me acompanhasse e fizesse o contato com o time do ISPFY para configurar tudo. É possível? Se sim, tem custo?
Resposta: Sim, é possível. Temos um time de consultoria avançada que poderá executar e acompanhar a integração além de fazer o contato com o time do ISPFY para configurar tudo.
Nesse caso, haverá um custo de consultoria.
Qualquer dúvida, basta entrar em contato com o atendimento da Fortics.
Envie um e-mail para [email protected].br