Importante: O canal de atendimento em questão não é o mesmo que o Google Meu Negócio. |
- É necessário que a empresa tenha uma conta no Google Workspace para realizar as configurações do canal
- Para utilizar o canal do Google Chat é necessário configurar um bot para a sua empresa, explicaremos o passo a passo a seguir.
- O bot pode ficar disponível apenas para o domínio da empresa, exemplo, apenas para contatos com e-mail de domínio fortics.com.br, ou público para todos os domínios conforme a regra citada no próximo item.
- Somente os usuários com conta comercial possuem permissão para acessar bots dentro do Google chat, então somente clientes com esse tipo de conta poderão fazer contato com o bot da sua empresa caso ele esteja público.
Configuração
Para configurar o canal na plataforma é necessário informar o nome do Bot e o JSON. Esses dados são obtidos após configurações dentro do GCP.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/61037074967/original/5L4AzrppKEBsbpjdw5MobZ9DnrqaLE8xIQ.png?1680631314)
Um requisito para configurar o Google Chat é possuir uma conta inserida no Google Workspace. Você deve utilizar esse e-mail para criar uma conta no Google Cloud Platform (GCP).
Acesse o GCP e clique em “comece a usar gratuitamente” para configurar uma nova conta ou selecione “fazer login” caso já tenha uma conta no GCP com esse e-mail.
Clique em IAM e administrador > contas de serviço;
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/61037074971/original/YfNLXGnFJ_f8XjycFmC3z31WyahlgdB4pw.png?1680631314)
Clique em criar conta de serviço;
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/61037074975/original/76bpQ7Cq7IlhPMLYhbOiweEtxma6vh3t4Q.png?1680631315)
Adicione o nome e a descrição da sua preferência, o campo ID da conta de serviço será preenchido automaticamente. Ao concluir clique em criar e continuar.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/61037074977/original/0R-67iqX5XOXWBXYlKmzAzerfxGkPtf8wA.png?1680631315)
Adicione o papel de proprietário. Basta buscar pelo nome e clicar quando localizar a informação desejada. Após finalização do processo clique para concluir.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/61037074978/original/xQ4tNDNWAMMUHCy2kc60RaYQknzI7nFbXg.png?1680631315)
Localize a conta criada, navegue até a coluna de ações e clique em gerenciar chaves.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/61037074982/original/FWluGhMWW-2UYs9fbKq23G-HCxq_V6aRZw.png?1680631315)
Clique em adicionar chave > criar chave.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/61037074979/original/Lk3bSD8dp-KKlUZpT4D3qbSTOgn7CkN5zA.png?1680631315)
Escolha a opção JSON e clique em criar.
O JSON ficará disponível nos downloads da sua máquina, ele será necessário para configuração do canal. Clique em fechar para continuar as configurações.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/61037074980/original/pxDkMjku7CtotzwLAtU4s5fh9FWw5ijBWw.png?1680631315)
Localize a API do Google Chat.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/61037074986/original/pnsqhz2QcARz9-1szbf1py8j-uLOMbpTqg.png?1680631315)
Clique em permitir para habilitar a API ou em gerenciar caso a API já esteja ativa.
Navegue até configuração e preencha os campos.
Nesse primeiro momento o bot será disponibilizado apenas para os usuários com o domínio da sua empresa, caso deseje que seu bot seja público, deixaremos o link com as instruções ao final do artigo. |
Nome do bot: Adicione o nome que as pessoas usarão para interagir, mencionar e localizar o seu bot.
Se deseja publicar o seu bot posteriormente, clique aqui para visualizar as diretrizes que o Google usa para revisar seu aplicativo. |
URL do avatar: o Google solicita em sua documentação que seja inserida uma URL HTTPS direcionando para uma imagem gráfica quadrada (por exemplo, PNG ou JPEG), de pelo menos 128x128, que aparecerá como o avatar do seu bot.
Descrição: Descreva a funcionalidade do seu bot.
Funcionalidade: As duas funcionalidade devem estar habilitadas
Em configurações de conexão selecione a opção bot URL. Para obter essa URL realize os passos seguintes.
Dentro do SZ.chat navegue até canais selecione para configurar o canal do Google Chat.
Preencha os campos com as informações necessárias:
- Descrição: Nome do seu canal.
- Nome do bot: Nome configurado no GCP.
- Fluxo: Fluxo de atendimento que o cliente terá quando entrar em contato com o canal.
- Conta de Serviço: JSON obtido nas configurações realizadas no GCP.
Ao finalizar clique em salvar.
Clique para editar o canal, o webhook exibido deverá ser inserido no GCP.
Após inserir o webhook, selecione a opção desejada conforme a sua preferência. Ao concluir clique em salvar.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/61037074957/original/TUEjuixw6zddbd9StnYAN_dbeiah9m75Mg.png?1680631309)
Ao finalizar o seu bot estará disponível para os usuários com domínio da sua empresa.
Publique seu bot
Antes de iniciar o processo de publicação se certifique que o canal está funcionando normalmente.
É necessário que as configurações sejam realizadas dentro do mesmo projeto utilizado nos passos anteriores.
Localize a API do Google Chat utilizando o campo de pesquisa.
Clique em gerenciar e navegue até a tela de permissão OAth.
O tipo de usuário deve ser externo.
Ao concluir clique em criar.
Adicione o nome da sua preferência no aplicativo.
Informe os e-mails para contato.
Ao concluir clique em salvar e continuar.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/61037074981/original/DZWxxm7he0gK4rdJVy9yq26YOFJr-5ocZg.png?1680631315)
Não é necessário inserir escopos nem usuário de teste, basta clicar em salvar e continuar no final das telas.
Ao final você irá visualizar o resumo das configurações realizadas.
Localize o Google Workspace Marketplace SDK e clique em ativar ou em gerenciar caso já esteja ativo.
Navegue até configuração do App.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/61037074973/original/xUwQVvXrZ-H0gLu7Y0zlP3DuU9Av9j9o7w.jpeg?1680631314)
Ainda em Google Workspace Marketplace SDK, navegue até detalhes do app.
As informações contida nos detalhes do app ficarão disponíveis para o usuário final e servirá para divulgar o seu app e explicar o funcionamento dele.
Inicialmente será necessário escolher o idioma;
O nome do aplicativo corresponde ao nome do App configurado anteriormente;
Informe uma descrição curta (até 200 caracteres) e um descrição detalhada ( até 16.000 caracteres )
Caso atenda contatos em vários idiomas você pode clicar em adicionar um idioma ou clicar em concluir caso tenha finalizado.
Selecione a categoria comunicação.
Faça o upload de ícones do seu aplicativo nas proporções solicitadas, e um banner que pode conter a mesma imagem do ícone.
O tamanho do banner é de 220 X 140 pixels.
Adicione ao menos uma captura de tela mostrando seu app em ação. Você pode simular uma conversa para realizar a captura.
A captura de tela deve ser de 1.280 x 800 pixels, 640 x 400 pixels ou 2.560 x 1.600 pixels. Com cantos quadrados e sem padding (sem margem).
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/61037074965/original/AAThwxCVafqCSWUGXgWooDQFCsiyNDujGg.png?1680631314)
Exemplo:
URL dos Termos de Serviço: https://www.fortics.com.br/politica-de-privacidade/
URL da Política de Privacidade: https://www.fortics.com.br/politica-de-privacidade/
A URL do suporte deve direcionar para um página da Web que descreve com os usuário podem receber ajuda caso tenham problemas com o app.
Para finalizar informe em quais regiões os seu app deve ser publicado.
A análise pode durar até 5 dias. O suporte do Google entrará em contato por meio do e-mail informado no processo de publicação.