Importante: O canal de atendimento em questão não é o mesmo que o Google Meu Negócio.




  • É necessário que a empresa tenha uma conta no Google Workspace para realizar as configurações do canal


  • Para utilizar o canal do Google Chat é necessário configurar um bot para a sua empresa, explicaremos o passo a passo a seguir.


  • O bot pode ficar disponível apenas para o domínio da empresa, exemplo, apenas para contatos com e-mail de domínio fortics.com.br, ou público para todos os domínios conforme a regra citada no próximo item.


  • Somente os usuários com conta comercial possuem permissão para acessar bots dentro do Google chat, então somente clientes com esse tipo de conta poderão fazer contato com o bot da sua empresa caso ele esteja público.


Configuração


Para configurar o canal na plataforma é necessário informar o nome do Bot e o JSON. Esses dados são obtidos após configurações dentro do GCP.  




Um requisito para configurar o Google Chat é possuir uma conta inserida no Google WorkspaceVocê deve utilizar esse e-mail para criar uma conta no Google Cloud Platform (GCP).

  

Acesse o GCP e clique em “comece a usar gratuitamente” para configurar uma nova conta ou selecione “fazer login” caso já tenha uma conta no GCP com esse e-mail. 




Clique em IAM e administrador > contas de serviço;  



Clique em criar conta de serviço;



Adicione o nome e a descrição da sua preferência, o campo ID da conta de serviço será preenchido automaticamente.  Ao concluir clique em criar e continuar.



Adicione o papel de proprietário. Basta buscar pelo nome e clicar quando localizar a informação desejada. Após finalização do processo clique para concluir.



Localize a conta criada, navegue até a coluna de ações e clique em gerenciar chaves




Clique em adicionar chave > criar chave.  


Escolha a opção JSON e clique em criar.



O JSON ficará disponível nos downloads da sua máquina, ele será necessário para configuração do canal. Clique em fechar para continuar as configurações.



Localize a API do Google Chat.




Clique em permitir para habilitar a API ou em gerenciar caso a API já esteja ativa.



Navegue até configuração e preencha os campos.


Nesse primeiro momento o bot será disponibilizado apenas para os usuários com o domínio da sua empresa, caso deseje que seu bot seja público, deixaremos o link com as instruções ao final do artigo.


Nome do bot: Adicione o nome que as pessoas usarão para interagir, mencionar e localizar o seu bot. 


Se deseja publicar o seu bot posteriormente, clique aqui para visualizar as diretrizes que o Google usa para revisar seu aplicativo.


URL do avatar: o Google solicita em sua documentação que seja inserida uma URL HTTPS direcionando para uma imagem gráfica quadrada (por exemplo, PNG ou JPEG), de pelo menos 128x128, que aparecerá como o avatar do seu bot. 


Descrição: Descreva a funcionalidade do seu bot.


Funcionalidade: As duas funcionalidade devem estar habilitadas


 

Em configurações de conexão selecione a opção bot URL. Para obter essa URL realize os passos seguintes.


Dentro do SZ.chat navegue até canais selecione para configurar o canal do Google Chat.



Preencha os campos com as informações necessárias:


  • Descrição: Nome do seu canal.
  • Nome do bot: Nome configurado no GCP.
  • Fluxo: Fluxo de atendimento que o cliente terá quando entrar em contato com o canal.
  • Conta de Serviço: JSON obtido nas configurações realizadas no GCP.


Ao finalizar clique em salvar. 




Clique para editar o canal, o webhook exibido deverá ser inserido no GCP. 



Após inserir o webhook, selecione a opção desejada conforme a sua preferência. Ao concluir clique em salvar.



Ao finalizar o seu bot estará disponível para os usuários com domínio da sua empresa. 


Publique seu bot 



Antes de iniciar o processo de publicação se certifique que o canal está funcionando normalmente. 


É necessário que as configurações sejam realizadas dentro do mesmo projeto utilizado nos passos anteriores. 





 Localize a API do Google Chat utilizando o campo de pesquisa. 


Clique em gerenciar e navegue até a tela de permissão OAth.


O tipo de usuário deve ser externo. 


Ao concluir clique em criar.


Adicione o nome da sua preferência no aplicativo. 


Informe os e-mails para contato.


Ao concluir clique em salvar e continuar.



Não é necessário inserir escopos nem usuário de teste, basta clicar em salvar e continuar no final das telas.


Ao final você irá visualizar o resumo das configurações realizadas.


Localize o Google Workspace Marketplace SDK e clique em ativar ou em gerenciar caso já esteja ativo.



Navegue até configuração do App.


Ajuste a visibilidade do app para público.


A configuração de instalação dele ser apenas para administrador.


Em integração de apps selecione app de chat.


Mantenha os escopos padrão.


O status do negociante deve ser comerciante.


Em informações do desenvolvedor informe o seu nome, um site (pode ser o site da sua empresa) e o seu e-mail para contato.


Ao concluir clique em salvar




Ainda em Google Workspace Marketplace SDK, navegue até detalhes do app. 



As informações contida nos detalhes do app ficarão disponíveis para o usuário final e servirá para divulgar o seu app e explicar o funcionamento dele.


Inicialmente será necessário escolher o idioma;


O nome do aplicativo corresponde ao nome do App configurado anteriormente;


Informe uma descrição curta (até 200 caracteres) e um descrição detalhada ( até 16.000 caracteres )


Caso atenda contatos em vários idiomas você pode clicar em adicionar um idioma ou clicar em concluir caso tenha finalizado. 



Selecione a categoria comunicação.


Faça o upload de ícones do seu aplicativo nas proporções solicitadas, e um banner que pode conter a mesma imagem do ícone.


O tamanho do banner é de 220 X 140 pixels.





Adicione ao menos uma captura de tela mostrando seu app em ação. Você pode simular uma conversa para realizar a captura.


 A captura de tela deve ser de 1.280 x 800 pixels, 640 x 400 pixels ou 2.560 x 1.600 pixels. Com cantos quadrados e sem padding (sem margem). 


Em links de suporte você deve informar a URL com os termos de serviço da sua empresa e a política de privacidade. 


Exemplo:


URL dos Termos de Serviço: https://www.fortics.com.br/politica-de-privacidade/

URL da Política de Privacidade: https://www.fortics.com.br/politica-de-privacidade/


A URL do suporte deve direcionar para um página da Web que descreve com os usuário podem receber ajuda caso tenham problemas com o app.


Para finalizar informe em quais regiões os seu app deve ser publicado.




A análise pode durar até 5 dias. O suporte do Google entrará em contato por meio do e-mail informado no processo de publicação.