Importante: O canal de atendimento em questão não é o mesmo que o Google Meu Negócio. |
- É necessário que a empresa tenha uma conta no Google Workspace para realizar as configurações do canal
- Para utilizar o canal do Google Chat é necessário configurar um bot para a sua empresa, explicaremos o passo a passo a seguir.
- O bot pode ficar disponível apenas para o domínio da empresa, exemplo, apenas para contatos com e-mail de domínio fortics.com.br, ou público para todos os domínios conforme a regra citada no próximo item.
- Somente os usuários com conta comercial possuem permissão para acessar bots dentro do Google chat, então somente clientes com esse tipo de conta poderão fazer contato com o bot da sua empresa caso ele esteja público.
Configuração
Para configurar o canal na plataforma é necessário informar o nome do Bot e o JSON. Esses dados são obtidos após configurações dentro do GCP.
Um requisito para configurar o Google Chat é possuir uma conta inserida no Google Workspace. Você deve utilizar esse e-mail para criar uma conta no Google Cloud Platform (GCP).
Acesse o GCP e clique em “comece a usar gratuitamente” para configurar uma nova conta ou selecione “fazer login” caso já tenha uma conta no GCP com esse e-mail.
Clique em IAM e administrador > contas de serviço;
Clique em criar conta de serviço;
Adicione o nome e a descrição da sua preferência, o campo ID da conta de serviço será preenchido automaticamente. Ao concluir clique em criar e continuar.
Adicione o papel de proprietário. Basta buscar pelo nome e clicar quando localizar a informação desejada. Após finalização do processo clique para concluir.
Localize a conta criada, navegue até a coluna de ações e clique em gerenciar chaves.
Clique em adicionar chave > criar chave.
Escolha a opção JSON e clique em criar.
O JSON ficará disponível nos downloads da sua máquina, ele será necessário para configuração do canal. Clique em fechar para continuar as configurações.
Localize a API do Google Chat.
Clique em permitir para habilitar a API ou em gerenciar caso a API já esteja ativa.
Navegue até configuração e preencha os campos.
Nesse primeiro momento o bot será disponibilizado apenas para os usuários com o domínio da sua empresa, caso deseje que seu bot seja público, deixaremos o link com as instruções ao final do artigo. |
Nome do bot: Adicione o nome que as pessoas usarão para interagir, mencionar e localizar o seu bot.
Se deseja publicar o seu bot posteriormente, clique aqui para visualizar as diretrizes que o Google usa para revisar seu aplicativo. |
URL do avatar: o Google solicita em sua documentação que seja inserida uma URL HTTPS direcionando para uma imagem gráfica quadrada (por exemplo, PNG ou JPEG), de pelo menos 128x128, que aparecerá como o avatar do seu bot.
Descrição: Descreva a funcionalidade do seu bot.
Funcionalidade: As duas funcionalidade devem estar habilitadas
Em configurações de conexão selecione a opção bot URL. Para obter essa URL realize os passos seguintes.
Dentro do SZ.chat navegue até canais selecione para configurar o canal do Google Chat.
Preencha os campos com as informações necessárias:
- Descrição: Nome do seu canal.
- Nome do bot: Nome configurado no GCP.
- Fluxo: Fluxo de atendimento que o cliente terá quando entrar em contato com o canal.
- Conta de Serviço: JSON obtido nas configurações realizadas no GCP.
Ao finalizar clique em salvar.
Clique para editar o canal, o webhook exibido deverá ser inserido no GCP.
Após inserir o webhook, selecione a opção desejada conforme a sua preferência. Ao concluir clique em salvar.
Ao finalizar o seu bot estará disponível para os usuários com domínio da sua empresa.
Publique seu bot
Antes de iniciar o processo de publicação se certifique que o canal está funcionando normalmente.
É necessário que as configurações sejam realizadas dentro do mesmo projeto utilizado nos passos anteriores.
Localize a API do Google Chat utilizando o campo de pesquisa.
Clique em gerenciar e navegue até a tela de permissão OAth.
O tipo de usuário deve ser externo.
Ao concluir clique em criar.
Adicione o nome da sua preferência no aplicativo.
Informe os e-mails para contato.
Ao concluir clique em salvar e continuar.
Não é necessário inserir escopos nem usuário de teste, basta clicar em salvar e continuar no final das telas.
Ao final você irá visualizar o resumo das configurações realizadas.
Localize o Google Workspace Marketplace SDK e clique em ativar ou em gerenciar caso já esteja ativo.
Navegue até configuração do App.
Ainda em Google Workspace Marketplace SDK, navegue até detalhes do app.
As informações contida nos detalhes do app ficarão disponíveis para o usuário final e servirá para divulgar o seu app e explicar o funcionamento dele.
Inicialmente será necessário escolher o idioma;
O nome do aplicativo corresponde ao nome do App configurado anteriormente;
Informe uma descrição curta (até 200 caracteres) e um descrição detalhada ( até 16.000 caracteres )
Caso atenda contatos em vários idiomas você pode clicar em adicionar um idioma ou clicar em concluir caso tenha finalizado.
Selecione a categoria comunicação.
Faça o upload de ícones do seu aplicativo nas proporções solicitadas, e um banner que pode conter a mesma imagem do ícone.
O tamanho do banner é de 220 X 140 pixels.
Adicione ao menos uma captura de tela mostrando seu app em ação. Você pode simular uma conversa para realizar a captura.
A captura de tela deve ser de 1.280 x 800 pixels, 640 x 400 pixels ou 2.560 x 1.600 pixels. Com cantos quadrados e sem padding (sem margem).
Exemplo:
URL dos Termos de Serviço: https://www.fortics.com.br/politica-de-privacidade/
URL da Política de Privacidade: https://www.fortics.com.br/politica-de-privacidade/
A URL do suporte deve direcionar para um página da Web que descreve com os usuário podem receber ajuda caso tenham problemas com o app.
Para finalizar informe em quais regiões os seu app deve ser publicado.
A análise pode durar até 5 dias. O suporte do Google entrará em contato por meio do e-mail informado no processo de publicação.